A infraestrutura hiperconvergente (HCI) combina computação, virtualização, armazenamento e rede em um único cluster. Começando com apenas três nós, os usuários podem expandir facilmente para atender às necessidades de recursos de computação e armazenamento. A hiperconvergência traz simplicidade semelhante à nuvem no local, em uma única plataforma de fácil gerenciamento.
A transformação digital é essencial para o sucesso dos negócios e, com isso, a necessidade de respaldar o big data, a inteligência artificial e a nuvem híbrida, além de atender às crescentes demandas das cargas de trabalho tradicionais. A infraestrutura de TI atual sobrecarrega os data centers com matrizes lentas de componentes difíceis de gerenciar, o que os impede de acompanhar as demandas de rápida recuperação da empresa e da nuvem.
Ao centralizar os recursos e o gerenciamento, a HCI reduz custos, diminui a complexidade e alivia os encargos da equipe, enquanto aumenta o desempenho.
Os sistemas convergentes e hiperconvergentes visam simplificar o gerenciamento do data center. A infraestrutura convergente possui os mesmos componentes, mas são discretos, separáveis e menos simples de gerenciar quando comparados à HCI. A infraestrutura hiperconvergente integra todos os componentes, além de ser definida por software.
Essencialmente, a HCI foi criada para funcionar como um sistema com armazenamento gerenciado por software, ao contrário das soluções convergentes e seus componentes separados.
A HCI oferece uma abstração mais profunda e maior automação e escalabilidade do que a infraestrutura convergente. A HCI simplifica a administração, fornecendo um único ponto de gerenciamento. A HCI é completamente integrada a todo o data center, eliminando a necessidade de servidores e armazenamento em rede separados e fornecendo infraestrutura sob demanda para cargas de trabalho centradas em dados.
A TI é continuamente encarregada de fazer mais com menos recursos. Além de cuidar da infraestrutura de TI atual, o departamento deve impulsionar novas iniciativas, como inteligência artificial, aprendizado de máquina (ML) e big data. Para empresas de grande e pequeno porte, o gerenciamento centralizado, a arquitetura escalável e a simplicidade semelhante à nuvem da hiperconvergência oferecem vários benefícios.
A integração de componentes em uma plataforma reduz a área de armazenamento, o uso de energia, os custos de manutenção e o TCO. Os sistemas hiperconvergentes eliminam a necessidade de provisionamento em excesso para adequação ao crescimento e ajudam a permitir a escalabilidade dos data centers em pequenas etapas facilmente gerenciadas.
Os sistemas hiperconvergentes podem ser implantados em uma fração do tempo da infraestrutura de TI tradicional. Não há necessidade de especialistas em TI para cada área de recursos. Além disso, a automação simplifica o gerenciamento, dando mais tempo para os funcionários e administradores se concentrarem nas iniciativas estratégicas.
A hiperconvergência ajuda as empresas a implantar qualquer carga de trabalho e desfrutar de altos níveis de desempenho. Muitas empresas usam soluções hiperconvergentes para as cargas de trabalho mais intensivas, incluindo aplicativos corporativos e SQL Server.
A infraestrutura hiperconvergente oferece fácil escalabilidade. Recursos adicionais podem ser adicionados. Basta conectar um novo nó ao cluster. Além disso, com alguns sistemas hiperconvergentes, você pode escalar a computação e o armazenamento separadamente. Novos recursos são automaticamente identificados e integrados ao cluster.
Suporte multicloud
A hiperconvergência simplifica consideravelmente os ambientes de nuvem híbrida e reduz o tempo e o custo da transição para uma nuvem híbrida. Também facilita a movimentação de dados e aplicações entre os servidores locais e a nuvem pública.
A infraestrutura de TI local é mais segura do que as outras opções. A segurança é incorporada nos sistemas hiperconvergentes, com recursos que incluem unidades e ferramentas de criptografia automática que fornecem altos níveis de visibilidade. O backup e a recuperação de desastres também são incorporados.
Para enfrentar os desafios mais difíceis, você precisa de uma solução que ofereça:
Suporte e desempenho para qualquer aplicação. A solução de HCI certa deve oferecer suporte a um amplo conjunto de modelos de implantação de aplicativos. Para executar os aplicativos de missão crítica, ele precisa ser rápido e constante, o que exige baixa latência e baixa variabilidade de IOPS.
Integração com qualquer nuvem. À medida que os ambientes multicloud se tornam mais comuns, sua solução deve fornecer a flexibilidade para oferecer suporte a vários hipervisores e implantar aplicativos no ambiente em nuvem mais apropriado para eles.
Escalabilidade. A solução certa atende às necessidades atuais de TI e se adapta à medida que essas necessidades evoluem, fornecendo a simplicidade e a flexibilidade para lidar com qualquer carga de trabalho e caso de uso.
Saiba mais sobre produtos e soluções da Cisco relacionados aos data centers.