Secure Access Service Edge (SASE) é uma arquitetura de rede que combina recursos de VPN e SD-WAN com funções de segurança nativas da nuvem, como gateways de segurança da Web, agentes de segurança de acesso à nuvem, firewalls e acesso à rede zero-trust. Essas funções são fornecidas a partir da nuvem e fornecidas como um serviço pelo fornecedor SASE.
Com a transformação digital das empresas, a segurança está migrando para a nuvem. Isso está gerando uma necessidade de serviços convergentes para reduzir a complexidade, melhorar a velocidade e agilidade, habilitar a rede multicloud e proteger a nova arquitetura habilitada para SD-WAN.
O modelo de SASE consolida inúmeras funções de rede e segurança, tradicionalmente fornecidas em soluções pontuais isoladas, em um único serviço de nuvem integrado. Ao se consolidar com a SASE, as empresas podem:
A Gartner considera que a SASE é a visão de um futuro modelo de rede segura para as empresas buscarem. No momento, não é a realidade dos fornecedores. Atualmente, a SASE é melhor representada pela convergência entre a SD-WAN gerenciada em nuvem e a segurança fornecida pela nuvem.
A migração para um modelo de SASE será um processo gradativo, à medida que a TI repensa como conectar uma força de trabalho remota aos recursos de informação distribuída necessários. Provavelmente, haverá também uma crescente demanda por modelos de aquisição "como serviço" que oferecem mais flexibilidade.
A SD-WAN é uma arquitetura de WAN de sobreposição na nuvem que fornece os componentes fundamentais para a transformação da nuvem nas empresas. Ela ajuda a garantir uma experiência do usuário previsível para as aplicações e fornece uma arquitetura multicloud contínua, integrando a melhor segurança robusta da categoria.
A segurança da nuvem é um conjunto de tecnologias e aplicações fornecido na nuvem para proteger contra ameaças e implementar políticas de usuários, dados e aplicações. Ela ajuda a gerenciar a segurança da melhor maneira, estendendo os controles aos dispositivos, usuários remotos e locais distribuídos em qualquer lugar em minutos.
O acesso à rede zero-trust verifica as identidades dos usuários e confirma a segurança do dispositivo antes de conceder acesso às aplicações autorizadas. Ajuda as empresas a impedir o acesso não autorizado, conter violações e limitar o movimento lateral de um invasor na rede.