A função da WAN tradicional era conectar os usuários na filial ou no campus a aplicações hospedadas em servidores no data center. Normalmente, para garantir conectividade segura e confiável eram usados circuitos MPLS. Isso não funciona em um mundo onde predominam as soluções em nuvem.
Os tempos mudaram. À medida que as empresas começam a usar aplicações SaaS e IaaS (infraestrutura como serviço) em várias nuvens com maior frequência, a experiência de aplicação do usuário se torna cada vez mais insatisfatória. Isso ocorre porque as WANs que foram projetadas para uma outra época não estão prontas para absorver o aumento considerável de tráfego da WAN, que foi gerado pela adoção da nuvem. Esse tráfego gera complexidade no gerenciamento, imprevisibilidade do desempenho das aplicações e vulnerabilidade dos dados.
Além disso, expor a empresa ao ambiente da Internet e da nuvem traz à tona os principais riscos de ameaças e problemas de conformidade. É extremamente desafiador proteger os ativos mais importantes de uma empresa, quando as aplicações são acessadas por uma força de trabalho bastante diversificada, que inclui funcionários, parceiros, terceirizados, fornecedores e convidados. A ativação da banda larga na WAN torna os requisitos de segurança ainda mais importantes, fazendo com que seja um desafio para a TI encontrar um equilíbrio entre a experiência do usuário, a segurança e a complexidade.
Novos modelos corporativos geram a necessidade de um novo modelo de rede.
A SD-WAN resolve os atuais desafios de TI. Essa nova abordagem de conectividade de rede pode reduzir os custos operacionais e melhorar a utilização dos recursos em implantações multisite. Os administradores de rede podem usar a largura de banda de maneira mais eficiente e ajudar a garantir altos níveis de desempenho para aplicações essenciais, sem sacrificar a segurança ou a privacidade dos dados.
A arquitetura de WAN tradicional limitada-se à empresa, filial e ao data center. Depois que uma empresa adota aplicações em nuvem na forma de SaaS e IaaS, a arquitetura de WAN passa por uma explosão do tráfego de acesso às aplicações distribuídas em todo o mundo.
Essas alterações têm várias implicações para a TI. A produtividade do funcionário pode ficar comprometida por problemas de desempenho da aplicação de SaaS. As despesas com a WAN aumentam com o uso ineficiente de circuitos dedicados e de backup. A TI enfrenta a batalha diária e complexa de conectar diferentes tipos de usuários, com diversos tipos de dispositivo, a vários ambientes de nuvem.
Com a SD-WAN, a TI pode fornecer roteamento e proteção contra ameaças, além de economizar custos com circuitos caros e simplificar o gerenciamento das redes WAN. Os benefícios comerciais incluem:
Melhor experiência de aplicação
Mais segurança
Conectividade de nuvem otimizada
Gerenciamento simplificado
Amplie a rede baseada em intenção em filiais, WAN e nuvem.
Para equipes de TI pequenas, a Meraki simplifica o gerenciamento da filial e integra o gerenciamento de ameaças.